Vila Leopoldina: Parque Villa Lobos recebe Festival Cultivar 2013
quarta-feira, 4 de setembro de 2013De 15 a 22 de setembro, os paulistanos ganham uma oportunidade de celebrar a presença de ilustres cidadãs que habitam nossas ruas, parques e praças: as árvores. Atividades gratuitas oferecidas a estudantes, instituições e público em geral ampliam e desenvolvem o vínculo com as árvores e a natureza numa megalópole coalhada de carros e prédios.
A programação inclui exposições, oficinas, passeios verdes, piqueniques, observação de aves, reconhecimento da hidrografia da cidade (Rios e Ruas), passeio ciclístico seguido de plantio (Coletivo Pedal Verde), além do Cultivar Talks que, inspirado no TEDx, compartilha conhecimento e experiências inspiradoras com o público.
A abertura acontece no dia 15 de setembro, domingo, a partir das 9h, com a expedição ORIGENS, no Parque Trianon cujo objetivo é incentivar as pessoas a redescobrir a natureza escondida na metrópole e parte da história ambiental da cidade de São Paulo, incluindo observação de espécies de árvores nativas – como o jequitibá-branco centenário – e pássaros. À tarde haverá um piquenique de troca de sementes no Parque Jardim da Luz, parque mais antigo da cidade, onde também serão plantados os desejos do evento de 2012 juntos de um pau-brasil.
Em 2013, as atividades acontecerão simultaneamente em parques municipais e estaduais. Há atividades nos parques Buenos Aires, Jardim da Luz, Água Branca, Villa Lobos e Trianon. No correr da semana, de 16 a 20 de setembro, serão oferecidas atividades para escolas, instituições sociais e grupos nos parques.
No sábado, dia 21, o Parque da Água Branca abriga em seu teatro,para 180 pessoas, o Cultivar Talks, com vozes inspiradoras sobre o convívio da natureza com a cidade. Dentre as pessoas que compartilham suas experiências nesta edição do Talks estão Cláudia Visoni, Eduardo Jorge, Hélio da Silva, Nanuza Menezes, Mateus Mendonça.
Durante o Talks haverá apresentação de Txai Brasil, que iniciou sua carreira em show de capoeira em 1990 em Quioto, formou a banda Xiado da Xinela, tendo (a partir de 2005) se apresentado continuamente em conferências da ONU e em foruns mundiais, utilizando a música brasileira como elemento para apresentar, representar e permear o papel nas discussões socioambientais. Percorreu Canadá, Indonésia, Polônia, Dinamarca e se apresentou na Virada Cultural, na Virada Sustentável, TexPortoAlegre, TedxPelourinho, Jornada Mundial pela Paz, Floresta Faz diferença, dentre outros. Fundador do carbon free, é consultor internacional em sustentabilidade atuando via PNUD, GIZ e Banco Mundial há mais de 20 anos.
No domingo 22 de setembro, dia mundial sem carro e entrada da primavera, acontece o encerramento do Festival com a participação do Coletivo Pedal Verde, promovendo um passeio ciclístico com grande plantio no Parque Villa Lobos pela manhã. À tarde, acontece um PicNic de troca de sementes, desta vez no Parque Água Branca, fechando o evento com muita alegria e novas sementes e mudas na cidade.
Durante todos os dias os paulistanos serão convidados a participar das instalações Árvores do Desejo, estruturas de papelão em forma de árvore instaladas nos parques Villa Lobos, Buenos Aires, Água Branca e Jardim da Luzonde todos poderão deixar seus desejos. Em 2012 a instalação recebeu centenas de desejos, que serão plantados com um pau-brasil na abertura do evento no Parque da Luz.
Realizado pelo Árvores Vivas o Cultivar impactou em 2012, direta e indiretamente, cerca de 35 mil pessoas. O Festival conta com apoio e parceria da Atitude Cultural, Coletivo Pedal Verde, Origem Produções, Rios e Ruas, Instituto Harmonia, Design Possível, Conteúdos & Afins, Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo e Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Escolas e grupos interessados em participar das atividades de segunda a sexta nos parques devem se inscrever pelo email festivalcultivar@gmail.com. Já para participar das atividades abertas ao público em geral basta chegar nos horários de inicio da atividade e se juntar ao grupo.
Confira a programação na Vila Leopoldina:
Local: Parque Villa Lobos
Endereço: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros
16 a 22 de setembro – SEGUNDA A DOMINGO
– 10h às 17h –Exposição Acervo Árvores Vivas
– 10h às 17h – Árvore do Desejo
16 a 20 de setembro – SEGUNDA A SEXTA
– 9h30 às 12h30 / 13h30 às 16h30 – Passeio Verde para escolas e instituições
21 de setembro – SÁBADO – dia da árvore
Atividades na Tenda perto do Parquinho da Figueira e Praça dos Pássaros
– 9h – Observação de aves
– 10h – Rios e Ruas
– 11h – Pintura de árvore com tinta de terra
– 14h – Mandala da natureza
– 15h – Bolotas de sementes
– 16h – Passeio verde + observação de aves
22 de setembro – DOMINGO – dia mundial sem carro + início da Primavera
– 9h às 12h – PEDAL VERDE ESPECIAL – árvores do nosso caminho e como plantar
Ponto de encontro na Praça do Ciclista na Avenida Paulista com Consolação, onde existe a Horta do Ciclista. Encontro no local a partir das 8h e saída às 9h.
No Parque Villa Lobos, encontro às 10h no Espaço Vida para realização do plantio.
Mais notícias sobre a Vila Leopoldina:
- Vanguart e Bruna Caram fazem shows gratuitos no Parque Villa-Lobos, na Vila Leopoldina
- Parque Villa Lobos recebe atividades do projeto Cultura Livre SP
- Cia Suno apresenta Estripulias no Circo no SESI Vila Leopoldina
- Picadeiro diverte crianças e adultos na Vila Leopoldina
- Acidente entre três ônibus deixa oito feridos na Vila Leopoldina