Vila Leopoldina: entorno da Ceagesp é tomado por sujeira
quarta-feira, 14 de setembro de 2011Caminhar no entorno da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), no bairro Vila Leopoldina, Zona Oeste de SP, revela cenas de riscos à saúde e à segurança. Ruas próximas estão tomadas de lixo e entulhos, além de moradores de rua, em áreas como a Avenida Manuel Bandeira e ruas Xavier Kraus, Heliópolis e José Cesar de Oliveira. São problemas que têm aumentado a cada dia, de acordo com vizinhos do maior entreposto da América Latina.
Plástico, papel, madeira e restos de produtos comercializados na Ceagesp, como frutas e verduras, acabam ficando pelas ruas. A dona de casa Edna Maria Silva Santos, 56 anos, mora em um prédio próximo à Avenida Manuel Bandeira e fala ser difícil passar pelas calçadas da região. “Tem sujeira todo dia”, reclama. Segundo ela, pessoas que vivem nas ruas espalham restos de alimentos deixados em caixas por alguns caminhões. “Esses moradores fazem xixi na rua”, diz Edna, reclamando ainda do mau-cheiro. Móveis e varais revelam casas improvisadas na rua.
A dona de casa conta que outro problema é a insegurança. Ela e a filha Sara Caroline dos Santos, 23 anos, evitam sair sozinhas. “Eles assustam os moradores, entram na frente dos carros. É um perigo”, comenta, em referência a pessoas que vivem nas calçadas.
A comerciante Débora Bebiano, 43, e o pai dela, Aurélio Bebiano, 70, também reclamam da insegurança. A pizzaria da família já foi assaltada três vezes no último ano. Na opinião deles, deveria ter mais policiamento. A dona de casa Julia Souza, 65 anos, também se sente insegura com a presença dos mendigos. “A gente tem medo. Não pode deixar a porta aberta nunca.”
Equipe da Secretaria de Saúde atua na região
A Secretaria Municipal de Saúde informa que existe a atuação de equipe de Estratégia Saúde da Família Especial, destinada ao atendimento da população de rua, no entorno da Ceagesp.
A equipe é multiprofissional e trabalha para conquistar a confiança, conhecer e convencer a população vulnerável a aderir ao tratamento de saúde e também de dependências químicas.
Companhia pode voltar ao estado e mudar de lugar
A Ceagesp é um órgão federal ligado ao Ministério da Agricultura, mas o governo do estado pretende retomar o controle da companhia e descentralizar suas instalações. Uma das propostas seria levar a Ceagesp para fora da cidade, provavelmente para algum ponto do Rodoanel. Mas ainda não há definição a respeito.
Fonte: Diário de S. Paulo
Mais notícias sobre a Vila Leopoldina:
- Desabrigados do incêndio em favela de Vila Leopoldina se articulam para reivindicar moradia
- Vila Leopoldina: Parque Villa Lobos recebe Festival Cultivar 2013
- Calçadas próximas à Ceagesp viram ponto de venda de caixotes na Vila Leopoldina
- Postos de Saúde da Vila Leopoldina oferecem vacina contra a gripe para doentes crônicos
- Acidente entre três ônibus deixa oito feridos na Vila Leopoldina