Cia Suno apresenta Estripulias no Circo no SESI Vila Leopoldina
sexta-feira, 4 de outubro de 2013Através de manipulação de objetos e narração, Estripulias no Circo resgata a tradição do universo circense unida às técnicas contemporâneas dessa arte. A narrativa se desenrola contando a história da “Família Suno”, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo até a linhagem mais moderna e inusitada. O espetáculo traz consigo a pesquisa de linguagens cênicas, explorando o território de fronteira que envolve o novo circo, o teatro físico, manipulação de objetos e a mímica.
Composta por uma atriz dramática e circense, formada pelo CPT e pela École National du Cirque Annie Fratellini (Helena Figueira) e um artista acrobata com domínio das técnicas de malabares (Duba Becker), a Cia Suno foi fundada em 1998 por um grupo de amigos que sonhavam criar um núcleo de pesquisa cênica na cidade.
Inicialmente, a Cia dedicou-se a pesquisas sobre o teatro do absurdo, realizando estudos sobre “Fando e Lis”, “Piquenique no Front” e “O Arquiteto e o Imperador da Síria”. Logo após, iniciou um trabalho sobre “Esperando Godot”, onde integravam as artes circenses e dramáticas. O espetáculo que recebeu três prêmios de melhor ator (Victor Nóvoa) e indicações de melhor direção e melhor ator coadjuvante. Iniciava aí a “Identidade” da Cia Suno: mesclar a riqueza poética do circo com a linguagem teatral, sem perder a essência da máscara. Todas as peças realizadas pela companhia, desde então, têm uma temática, uma história.
Hoje a Cia Suno tem doze espetáculos em seu repertório. Há desde o lúdico “A Bailarina e o Palhaço”, que conta uma linda história de amor entre esses tradicionais personagens do universo infantil; como o dinâmico “Estripulias no Circo”, que apresenta a história da criação do circo em ordem cronológica, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo, até a linhagem mais moderna e inusitada.
Além de se dedicar à arte circense nestes quinze anos de existência, a Cia Suno assinou a coreografia da comissão de frente das Escolas de Samba X9 Santista (2008) e Gaviões da Fiel (2009, 2010, 2011, 2012 e 2013). Também foi convidada pelo Ministério do Turismo e Embratur para representar a arte circense brasileira em Lisboa, Madrid e Argentina.
SERVIÇO
Local: SESI Vila Leopoldina – Teatro
Quando: Dia 06 de outubro, 15 hs
Endereço: Rua Carlos Weber, 835
Mais informações: (11) 3834-5523 / 3832-1066 – centroculturalsesi@sesisp.org.br
Valor: Entrada Gratuita
Mais notícias sobre a Vila Leopoldina:
- Sinal de wi-fi gratuito na Vila Leopoldina começa a funcionar em outubro; saiba mais
- Vila Leopoldina: Festival de Sopas na Ceagesp oferece cinco sabores por R$ 19
- CET implanta Operação Natal em Vila Leopoldina e região
- Verticalização chega ao limite na Vila Leopoldina e em outros 20 distritos de SP
- O Blog da Vila Leopoldina está no ar!